sexta-feira, 27 de agosto de 2010

E a falsidade?

Foi na mesa do almoço de hoje que comecei a pensar sobre o assunto. Começou-se a falar sobre gasturas esquisitas que certas pessoas têm: um barulho de giz no quadro, da madeira do picolé ou do gelo acumulado do freezer da geladeira. E foi assim que me perguntaram: e você Letícia, tem gastura do quê? Respondi - Eu? Tenho gastura de gente hipócrita.

Eis que surgiu a minha dúvida. Diz-se por hipocrisia o fingimento de certas ações próprias. As vezes, ser omisso quanto a um ponto pode ser interpretado como fingimento. Aonde está o limiar da omissão por respeito e da omissão por hipocrisia? Sim, porque uma coisa é ser omisso para preservar um bom relacionamento, respeitando as diferenças. Outra coisa completamente diferente é você ser omisso, e na verdade pensar coisas degenerativas sobre aquele alguém e mesmo assim agir como se tudo estivesse nos eixos. E posso ser chata, mas novamente chego à grande questão: que sinceridade é tudo dentro de um relacionamento. Fica claro que a partir do momento que eu escolho te dizer o que me apraz ou não, é uma escolha sua me contar ou deixar de contar o que quer que seja. Não cabe a mim julgar ou criticar, pois a função de um amigo não diz respeito a uma obrigação como esta. E sim, a uma compreensão dentro do limite do respeito. Uma orientação eu esperarei de ti, assim como lhe darei a minha se um limite for ultrapassado. O limite ético e moral, a meu ver. Que é vulnerável entre um indivíduo e outro, mas a sociedade concorda, em sua maioria, com alguns termos.

Sobre a falsidade? Muitas vezes é falta de diálogo. Mas tem gente que não tem remédio não, parece que nasceu pra isso...     

Um comentário:

Danillo S. Caval disse...

Nossa, esse texto foi bem escrito ahiahiahi sério, profundo, e sim, concordo, mas é tão complicado quando colocado em prática a questão da omissão, essa parte de simplesmente não fazer algo, ou não falar algo para que algo maior ou pior não aconteça, ou para que uma situação chata seja evitada, é bom complicado ahiahiahiahia Muito bom o texto Lê, um beijo pra você =)