segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Lágrimas

Esses dias eu estava trabalhando, lá na recepção da loja, quando me chega essa bonita senhora, de olhos claros, cabelhos já grisalhos, bem rechonchuda. No rosto, um sorriso comum, sorriso aparentemente alegre. Sim, porque existem os sorrisos disfarçados de tristeza se tu não sabes. Lá se foi uma hora de festa, e eu ocupada com minhas coisas não a percebi passando novamente pela recepação, agora para fora da festa. Como de costume, saí da recepção para procurar as estrelas e a lua, minhas companheiras nas noites solitárias e monótonas da recepção. E lá estava ela, de costas, fumando. E ela olhava pra cima. O que não é comum. Eu sou a doida que fica olhando pra cima brincando de achar estrelas, as pessoas estão sempre ocupadas demais para isso ... Quando ela me vira com o rosto debrulhando em lágrimas. Levei um susto. Fiz uma estrela de origami pra ela, e disse que lágrimas são lindas. São vestígios de que uma pessoa é realmente humana. A curiosidade até agora me segue ... No dia seguinte, andando pela rua, passou por mim uma jovem moça, cabelos curtos negros e presos... Também com o rosto debrulhando em lágrimas. A esta nada pude dizer. E fiquei me perguntando porque as lágrimas estariam me aparecendo. As vezes a vida tenta nos dizer coisas tão sutilmente, e o cotidiano nos torna cego. Eu continuo sem saber o porque das lágrimas ... Mas parar pra refletir sobre isso já é uma grande avanço.
E você já refletiu hoje?

5 comentários:

Mariah disse...

olá,
vim fuçar seu blog, espero que não se importe..
enfim, estava lendo o post e achei isso um tanto.. curioso (?)
faz tempos que não vejo pessoas chorando.
descubrir os significados será díficil, talvez nem significado tenha,
mas concorde que parar para refletir é importante
e respondendo sua pergunta, sim, já parei para refletir sim! :)
depois apareço pro aqui mais vezes!
gostei do texto!
atéé

Anônimo disse...

Curiosamente, quando você me mandou esse link, eu tava pensando numa música do Guilherme Arantes que diz: "Que mistério pode haver na lágrima de uma mulher...?" Alguma coisa me leva a crer que estamos mais ou menos em sintonia. ^^"
Lindo o texto, Lelêzinha! Beijão bem grandão do Dézinho!

Alice Voll disse...

é verdade! na verdade seu grande merito nem e se perguntar pq as pessoas choram e sim vc olhar pras pessoas,reparar as pessoas! hj em dia isso e dificil demais! a gente passa e nem ve nig,qnto menos repara se estao rindo ou chorando!
adorei o blog,bom ter mais alguem de brasolia!

:*

Mariah disse...

olá de novo! :)
obrigada pelo comentário e por interpretar meu post de outro modo, vendo do jeito que você disse até que os defeitos (pelo menos escuto que sejam defeitos) que tenho não parecem tão pesados! *-*
ah e respondendo, sim sim, tenho treze, por que?
e te achei no blogger mesmo, fuçando uns perfis para achar alguns blogs que me interessasem.
enfim, qualquer coisa é só comentar lá, voltarei aqui mais vezes!
tchaaau

Vitor Vogel disse...

Olá, desculpe a intromissão. Sou amigo de uma amiga sua e vi em seu perfil do orkut que tu publica um blog.
Achei muito legal a reflexão e, por isso, ao som de um belíssimo jazz etíope, deixo minha humilde opinião.
Podemos pensar lágrimas como um produto biologico. Uma síntese de água e mais um monte de coisas que saberia descrever se um biologo eu fosse.
Mas como sou historiador, tentarei outra definição, mais próxima de um sentido humanista, similar ao presente na postagem que comento.
Infelizmente, nossa sociedade nos ensina a não perceber as sutilezas. e expressar nossos sentimentos. Um pena mesmo. Pois são nas pequenas coisas que vemos e sentimos o quão distantes estamos daquilo que queremos. Uma lágrima, ao correr pelo rosto alheio, ou até mesmo pelo nosso, deixa um rastro úmido, como se contasse sua própria história e de quem chorou. Além da água e das outras coisas ela contém, também, amarguras, felicidades, ilusões perdidas e vidas encontradas. Sejam as de alegria ou as de tristeza, todas são transbordamentos de nossas emoções necessárias para viver, e viver bem.
Parabéns pelo blog!