sexta-feira, 7 de junho de 2013

O palhaço

Melissa fazia sua caminhada matinal quando decidiu sentar no banquinho da praça e observar o nascer do sol. Ela sempre gostou muito das paisagens que a natureza proporciona porque acredita que a beleza sobrenatural de algumas delas é uma forma de estar mais próxima de Deus.
Estava pronta pra ir embora, afinal já era chegada a hora de ir para a faculdade. Se levantou e topou com algo bem maior que ela. O palhaço de roupas largas, sapatos enormes e cores por todo o corpo tinha o rosto pintado com um sorriso e uma lágrima.

- Desculpa, não te vi moço - disse e ia saindo apressada.

- É Riso Triste - ele respondeu baixinho.

Ela se virou.

- Porquê? - perguntou.

Um segundo de silêncio se passou.

- Moça, minha vida era boa que é danada
Tinha amô, saúde, riqueza e alegria na minh' estrada
Uns perreguim aqui e outro ali
Mas nada que impidisse me divirtir

Um belo dia discubriru um mal em mim
E o dotô disse assim
Ocê pode vivê normalzim, se cuidar direitim

Levei a sério não, vivi do jeito que quis
Tudo do proibido, foi tudo que fiz

A escoia era minha, vivê ou morrê
Achei que vivendo a doença ia me esquecê

Hoje tô a beira da morte
Sem rumo, sem norte

Melissa se assustou. Não existe sutileza para falar da morte.

- Porque não volta da onde veio?

- Coragem? Tenho não
Vou caminhando ness' mundão
Buscando de Deus o perdão

Aviso não faltô
De todo mundo que me amô

Minha sina moça... Era fazê todo mundo ri sem pausa
Mas hoje muita gente chora por minha causa

Levantou-se e saiu cambaleando. De longe Melissa ouvia os soluços.

Ela não soube o que dizer. Sentiu-se de mãos atadas como todos aqueles que falaram e não foram escutados.

A vida é assim mesmo... Cada um tem dentro de si um aluno e um professor, de modo que só suas próprias escolhas definirão quem eles são.


Nenhum comentário: