sábado, 24 de outubro de 2009

Carrônibus

Hoje vamos falar sobre meios de trasnportes. Curioso? Espere só para ver.
É gostoso dirigir, fazer seu próprio horário, ter o conforto da certeza de chegada ao destino, e de um mundo só seu: o carro. Mas não no caos. A pressa urbana do dia-a-dia somada a milhões de carros faz as pessoas cometerem loucuras, perderem o respeito e também cegam-nas. Dentro de um trânsito o nível de stress é tamanho que na volta para casa um ser é capaz de xingar um milhão de palavras e se torna incapaz de admirar a beleza do pôr de sol que esta bem a sua frente. Não importa quão confortável seja: um carro, nessas condições tudo no corpo dói: os joelhos, a coluna, a cabeça... Já ouviram uma brincadeira que fazem com os recem motoristas "Ih tirou o porte de arma"? As pessoas não se dão conta disso, de quanta mil maneiras o trântito mata.
Dentro do transporte coletivo sou levada, sou buscada e além disso saber esperar é um dom que só se aprende praticando. Posso reparar a minha volta, a beleza de alguns momentos, e interagir com pessoas, mas também me propor a pequenas caminhadas sem ficar dependente de um carro pra isto. Posso entrar e ouvir uma música para me distrair no trajeto, ou ler um livro, ou até mesmo fechar os olhos e descansar. Enquanto ao volante é necessário estar sempre alerta ou alguém te acerta, cuidado! Olha a chuva, a pista está molhada, é perigoso, cuidado! Tem coisa pior que dirigir com sono? Cuidado! Dirija para si E para os outros, cuidado! Não deixe nada a vista dentro do carro, não estacione em lugares desertos, tem lugar pra estacionar? Cuidado! Já fez a revisão do carro, os pneus estão carecas, tem gasolina? Cuidado!!!
Vou até fazer uma conta:
Distância da minha casa até a UnB: 20 km
Gasolina: R$2,60 *
Média do carro (Km/L): 16 *
Passagem do ônibus (estudantil, 3 por dia): R$0,66
Média de dias úteis no mês: 20

*Dados aproximados (estou sendo boazinha para que a diferença não pareça tão absurda, meu carro não faz 16 km e nem a gasolina custa só R$2,60)
Para ir e voltar de ônibus no mês eu gasto R$39,60. E de carro, quer saber? R$130,00.
Moral da história? Primeira: coitado dos motoristas de ônibus, eles sofrem no caos do trânsito, tratem-nos bem. Segunda: diga que sou doida, ou fale que é frescura, eu até que curto andar de ônibus. Ora essa.
PS: Andar de ônibus é muito mais correto ecologicamente falando!

Um comentário:

José disse...

A propósito desse seu comentário, conversei com seu pai e falei pra ele que estou andando mais de ônibus do que no meu próprio carro. Ao volante, você fica mais estressado e nem dá para curtir direito o que se passa em sua volta. No ônibus, você tem tempo suficiente para ouvir as queixas de outros passageiros, analisar a conduta do motorista que está te levando, além de tirar conclusões, sem que os outros percebam, do que se passa no coletivo. Viva o ônibus.
Vô Zezinho