quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tristeza pra quê?

Tá triste? É muito difícil saber qual é a dose de tristeza aceitável dentro da gente, eu acho. Tristeza é uma coisa inevitável ao longo da vida, o engraçado é que dificilmente, por mais vezes que a enfrentemos, sabemos como lidar da melhor forma com ela. Ela aprece com diversas máscaras e em vários níveis de intensidade e por isso seu sobrenome é armadilha. Ela se disfarça e dá o bote quando você menos espera, mas não se desespere. Se você cair, procure um meio de sair.

Algumas pessoas nascem com o dom admirável de enganar a tristeza, estão sempre alto astral. Elas devem ter seus momentos de fraqueza, todos temos. Porém, se sobressaem na hora de se desprender. Se você não é uma dessas pessoas, como eu, posso afirmar que a busca pela solução nunca tem fim, é reflexão eterna. Existem determinados assuntos que não valem a pena serem ruminados, e por mais que eles insistam em voltar, enfrente-os. Se tem uma saída, realize-a o mais breve possível, se não tem, lixo, faz favor. Memória seletiva nessas horas nunca é demais, porque o que guardamos dentro da gente reflete no que somos verdadeiramente.

Tá triste? Cante. Não só porque "quem canta seus males espanta", porque às vezes só isso não adianta, mas cantar uma música que você gosta mexe com a sua energia. Solte o corpo, se aventure a dançar. Você pode não gostar, mas tem que tentar. Eu por exemplo adoro um forró, sei alguns na ponta da língua. Cantar e dançar te distrai. Ver um filme também serve, mas é paliativo. Quando o filme acaba, voltam os pensamentos. Escreva, não importa se é poético, mas desabafar no papel faz bem. Cozinhe, a cozinha te deixa ocupado demais pra se preocupar com outra coisa. A solidão atrapalha, escolha boas companhias. Se não for possível, ao invés de ocupar sua mente pensando nos problemas, tente enchê-la com seus sonhos e projetos. Ocupe seu tempo buscando uma forma de realizá-los.

Não se cobre tanto, tudo na vida tem um equilíbrio. Tristeza existe para sabermos como é bom ser feliz. Se não conseguiu hoje se livrar dela, lembre-se que amanhã é um novo dia. O importante é não desistir.

Um comentário:

silvana disse...

Olha eu aqui de novo minha querida,você me surpreendeu com esse artigo,pois é exatamente isso que devemos fazer,oculpar nossa mente com coisas que nos deixa feliz,mexer o esqueleto,como diz meu pai,faz muito bem,kkkk...infelizmente, de vez enquando ela quer mim pegar,como não tenho aquele dom de enganar-lá,procuro pintar e escrever, é o que eu gosto de fazer. Amo o que vc escreve,sinto-me bem ao ler. bjo no coração. Tia Sil.