terça-feira, 12 de abril de 2016

Valor que temos, qual?



Nunca terminei um namoro – eles foram terminados apesar de mim. A gente sente quando chega o fim: o desinteresse ascende no apagar das luzes. E no lugar de ir com o senso comum de que se ele não te valoriza, despreze-o, eu costumava pensar o que eu fiz de errado e no que poderia melhorar.

Então você me lê e pensa: nossa, que fraca. E eu respondo, porquê? Ora, se quando são derradeiros os momentos, recebendo a pior das atenções, eu consigo te dizer – olha como é grande o meu valor –, e ainda assim tu me desistes, então eu não tenho do que me arrepender. Porque uma coisa é certa: o meu valor reconheço em mim mesma e não em ti. 

Saber que eu dei o melhor de mim nos momentos bons e nos ruins é o meu lema moral. Saber que me olhei no espelho, e não pro meu umbigo, e me perguntei se precisava pedir perdão é o que me faz sentir ter crescido. Se te estendo a mão e não me alcanças, o que é possível fazer? Não depende só da gente.

Faz tempo eu escrevi sobre a pior morte ser de alguém que não está quando já tanto esteve, mas vive. É raro perceber que nem sempre alguém pode oferecer tudo o que você quer e pede. É uma forma de egoísmo e autopreservação incompreensíveis porque se somos todos singulares, como pode sentirmos e reagirmos em homogeneidade? As pessoas se perdem nesse caminho.

Faz tempo eu escrevi sobre a amizade ser compreensão e não obrigação. Não guarde mágoas e rancores porque não alcançaram a tua mão, se não há mais nada que pudesse ter sido feito. Baste-se reconhecendo seu próprio valor, sem se achar melhor do que os outros, e assim prevalece o respeito – por si e pelos outros.

Afinal pouco importa o onde, o modo, ou o tempo... Quando dois corações se reconhecem, respeitam e amam com pureza, o universo os une inquebrantavelmente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando a chama bruxuleia, é sinal de que os ventos estão mais fortes do que nossa própria vontade...

Convincente expressão, Lê.
Gostei.

Candy disse...

Que lindooo, parabéns você escreve divinamente bem!
Beijos